Marca Sustentável: Biosphera Conquista Selo ESG em 2023

Nos últimos anos, o termo “ESG” tem ganhado destaque, especialmente no setor agrícola. ESG representa uma abordagem que considera critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). No contexto da agricultura brasileira, onde a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental são cada vez mais essenciais, compreender e aplicar os princípios do ESG tornou-se uma necessidade premente.

Em um momento em que enfrentamos desafios globais como mudanças climáticas, escassez de recursos naturais e pressões sociais por maior equidade e justiça, a agricultura desempenha um papel muito importante. Nesse cenário, o conceito de ESG emerge como um guia para práticas empresariais mais conscientes e sustentáveis, oferecendo uma estrutura para avaliar e melhorar o desempenho das empresas em aspectos-chave.

Tânia Ogasavara, nossa gestora de RH, Governança e Compliance, compartilhou um pouco como foi para a empresa adquirir o Selo ESG pelo Sistema FIEP/SESI no último ano: “Entrei em contato com a FIEP (Federação das Indústrias do Paraná), e eles me informaram sobre a Mentoria ESG  e que através deste projeto era possível realizar o diagnóstico da empresa  em relação as demandas globais de ESG, bem como implementar as possíveis ações. Iniciamos o projeto em agosto de 2023, finalizando em dezembro/2023. Tivemos grandes contribuições com dois consultores da FIEP, Josiane e Laércio, que nos assessoraram durante todo o projeto da Mentoria ESG.”

Para a agricultura brasileira, que desempenha um papel fundamental na segurança alimentar global e na economia nacional, a adoção de práticas alinhadas com os princípios do ESG não é apenas uma escolha ética, mas também uma estratégia inteligente de negócios. Ao considerar o impacto ambiental de suas operações, o bem-estar das comunidades locais e a transparência em suas práticas de governança, as empresas agrícolas podem não só mitigar riscos, mas também identificar oportunidades de inovação e crescimento sustentável.

“Com a realização do diagnóstico de ESG na empresa foi possível identificar em que cenário a Biosphera se encontrava e ficamos muito felizes em perceber que possuímos diversas ações no dia a dia em relação aos temas abordados, mas claro, tínhamos consciência de que precisávamos nos aperfeiçoar em muitos pontos. A partir de então priorizamos algumas ações em relação a Diretrizes e Políticas Organizacionais; Ética e Transparência; qualidade de vida dos colaboradores e estudos da questão ambiental (áreas contaminadas, recursos hídricos, logística reversa). Mas nossas ações continuam, mesmo após a mentoria ESG da FIEP”, diz Tânia.

Um dos nossos pilares que sustentam o nosso propósito de “Construir a agricultura do futuro com biossoluções inovadoras”, é de cuidar do meio ambiente para que ele continue alimentando a geração atual sem esgotar os recursos para a geração futura, e nós enquanto empresa, assim como todas as pessoas que compõem nosso quadro de colaboradores, somos comprometidos com essa questão, pois acreditamos que com ações práticas e cada um fazendo a sua parte, podemos transformar nosso bairro, nossa cidade e até mesmo o nosso país, tornando-o mais rentável e também mais sustentável. Produzir é necessário, mas preservar nossos recursos, é ainda mais, pois sem eles, nenhum microrganismo, nenhum ser humano, existiria.

Enquanto refletimos sobre a importância do ESG na agricultura e reconhecemos os passos significativos que foram dados para integrar esses princípios em nossas operações, é fundamental lembrar que o trabalho não acaba aqui.

A jornada rumo à sustentabilidade e responsabilidade social requer um compromisso constante com a melhoria contínua. Isso significa não apenas cumprir os padrões existentes, mas também buscar constantemente maneiras de elevar o padrão e liderar pelo exemplo. Significa envolver todas as partes interessadas – desde agricultores e trabalhadores rurais até investidores e consumidores – em conversas significativas e colaborativas sobre como podemos avançar em direção a um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.

Texto por: Patricia Bomfim – Marketing Biosphera

Editoria

Construindo pontes de conhecimento, nossa editoria de conteúdo é a voz que conecta inovação, sustentabilidade e a essência da agricultura moderna.

Calendário de Eventos