BME – 3Bs

O Biomanejo Estratégico (BME) é um conceito de manejo biológico agrícola desenvolvido pela Biosphera, que visa à gestão dos recursos naturais de forma sustentável. Trata-se de um conjunto de práticas que utiliza microrganismos que contribuem para o equilíbrio do solo e o fortalecimento e desenvolvimento das plantas.

O BME é baseado na ideia de que a biodiversidade é essencial para a saúde do solo e das plantas. Os microrganismos quando utilizados de forma equilibrada, contribuem para o a saúde do ecossistema.

O BME maximiza os benefícios da diversidade microbiana auxiliando no desenvolvimento de plantas mais tolerantes e vigorosas. O resultado é o aumento da produtividade, fortalecendo o equilíbrio da biodiversidade, promovendo o crescimento e aumentando a produtividade da cultura agrícola.

Os benefícios vão além, com mais eficiência, redução de custo e melhoria da qualidade dos produtos tornando a agricultura mais sustentável.

BME considera histórico e as necessidades de cada situação específica. Em uma visão ampla do sistema, ele deve ser aplicado de forma contínua ao longo de todo o ano agrícola, buscando a sustentabilidade e o reequilíbrio do agrossistema.

É importante considerar fatores como a seleção adequada de agentes biológicos, a compreensão das interações ecológicas e a integração com outras práticas agrícolas para a sua implementação eficaz. 

Conheça as vertentes

3B’s

Os produtos da Biosphera associados ao Biomanejo estratégico (BME) atuam em três vertentes que chamamos de 3B – Biofertilidade, Bioequilíbrio e Bioreforço. Entregamos um pacote completo no que se refere à biologia do solo e isso só é possível pela biodiversidade de microrganismos presentes nas nossas tecnologias.

Confira

Pilares do BioManejo Estratégico

Nutrição

-Fixadores de Nitrogênio
– Solubilizadores
– Ciclagem de nutrientes
– Decomposição de MO

Promotores de crescimento

– Fitormônios e susbtâncias orgânicas

Biofilmes
Condicionamento de sistema

– Polissacarídeos
– Substâncias colantes, agregantes ou cimentantes

Bioindução vegetal
Produção de compostos bioativos

– Exopolissacarídeos
– Enzimas hidrolíticas