- Marketing
- março 25, 2025
- Agricultura Sustentável, Agronegócio, Bio Manejo Estratégico, BME, Dica do especialista, Lançamentos, Mercado, Novidades do setor
- 0 Comments
Bacillus é aliado no controle de doenças como oídio e antracnose
O uso de bioinsumos tem ganhado espaço no manejo agrícola como alternativa sustentável para o controle de doenças foliares. Entre os microrganismos mais utilizados, o Bacillus velezensis se destaca por sua capacidade de induzir resistência nas plantas, protegendo-as contra patógenos como antracnose, manchas foliares e oídio.
A resistência induzida ocorre por meio da ativação de mecanismos bioquímicos que fortalecem a defesa natural das culturas. Essa resposta pode ser desencadeada por dois caminhos principais: um relacionado à produção de proteínas específicas em resposta à infecção por patógenos e outro associado a ferimentos ou estresses ambientais que levam à necrose de tecidos vegetais. A sinalização ocorre por meio de moléculas como ácido salicílico, ácido jasmônico e etileno, que atuam na comunicação celular e no fortalecimento imunológico da planta.
Dentro desse contexto, novas soluções biológicas têm sido desenvolvidas para auxiliar os produtores a reduzir a dependência de agroquímicos. Um exemplo recente é o lançamento do fungicida e bactericida microbiológico Powerbac Inductor, da Biosphera AgroSolutions. O produto, formulado à base de Bacillus velezensis BV02, ativa mecanismos naturais de defesa das plantas, proporcionando maior sanidade às lavouras e contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis. Segundo a engenheira agrônoma Isabela Gato, da área de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da empresa, a tecnologia representa uma importante ferramenta para o manejo de doenças-chave, aliando produtividade e preservação ambiental.
Texto retirado da reportagem do portal de notícias Agrolink.
Estamos presentes em todo Brasil
De norte a sul, semeamos pesquisa, inovação e profissionalismo em cada hectare do Brasil. Biosphera, microrganismos para uma agricultura mais sustentável em todo o território nacional!” 🌱










